A Semana do Meio Ambiente, é resultado do esforço global para conscientização da preservação ambiental e ainda a preocupação quanto às condições para que gerações futuras possam suprir suas necessidades. Instaurada pelo decreto nº 86.028, de 17 de maio de 1981, é realizada sempre na primeira semana de junho, junto ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
As datas trazem debates sobre questões ambientais, como, por exemplo, a poluição por plástico. Nesse cenário, é possível destacar o Brasil, que está entre os quatro maiores produtores de resíduo plástico do mundo, ao emitir cerca de 11,3 milhões de toneladas desse material por ano. Em contrapartida, recicla apenas 1%, o que equivale a, aproximadamente, 145 mil toneladas, de acordo com o relatório “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização”, publicado pelo Fundo Mundial para a Natureza – WWF, em 2019.
Os dados do País refletem uma realidade que é mundial e impulsiona perguntas como: o que fazer com tanto resíduo? A Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente são datas destinadas à procura por respostas. E na DI-ON Ambiental essa preocupação também é colocada em pauta.
É por isso que, o mês de junho marca o lançamento do projeto “Economia Circular na Prática” e também ações da DI-ON Ambiental para conscientização. Entre elas, está a participação de colaboradores em programações da Semana do Meio Ambiente de instituições como a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP, da Universidade de São Paulo – USP, e da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto – AEAARP.
A DI-ON está envolvida ainda com a realização do projeto “Combater o mosquito é dever meu, seu e de todos”, em parceria com a Cooperativa Mãos Dadas, a Secretaria da Saúde e a Divisão de Vigilância Ambiental e Saúde da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Transformar hoje
Preservar amanhã.
Inovar sempre.