___________________________

Blog

___________________________

DI-ON Ambiental participa da Semana do Meio Ambiente da AEAARP

No dia 6 de junho, a engenheira ambiental da DI-ON, Edna Dias, ministrará uma palestra durante a programação da Semana do Meio Ambiente da Associação de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

No evento, Edna abordará o tema “Gestão e Valorização de Resíduos para uma Economia Circular”. A engenheira conta que a temática tem tomado força em todo o mundo após os resultados dos inúmeros estudos voltados aos objetivos alcançados pelos países que estabeleceram o cumprimento das metas do Acordo de Paris, que busca frear o aquecimento do planeta a menos de 2°C antes de 2050.

“Levando em consideração os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, em 2021, Ribeirão Preto gerou 237 mil toneladas de resíduos, o que equivale a, aproximadamente, 106 mil toneladas de recicláveis. Destes, apenas 838 toneladas foram recuperadas. Isso é o equivalente a 1,3 kg de recicláveis recuperados por habitante por ano. Os números já dizem o que vemos na prática: alguma coisa está faltando. Até 2030, temos a obrigação de mudar nosso estilo de vida, nossa forma de comprar e, principalmente, descartar os resíduos”, diz a engenheira.

De acordo com Edna, a Economia Circular pode fazer a diferença nesse cenário, pois a vida útil do que é produzido é aumentada para que a atividade econômica do consumo seja dissociada da ideia de recursos finitos. “Nela, o produto é planejado para que possa ser aproveitado em vários sistemas e de várias formas: seja na logística reversa, para a retirada de componentes e peças que podem ser recuperadas e reutilizadas, seja na utilização de compostos facilmente recicláveis ou, ainda, na reinserção destes mesmos componentes na produção de subprodutos dentro da mesma cadeia produtiva”, conta.

A engenheira cita, como exemplo, projetos da DI-ON Ambiental que ilustram o funcionamento da Economia Circular na prática. “Temos iniciativas que retornam às empresas produtos que façam sentido para elas, feitos a partir dos resíduos que recebemos, como, por exemplo, baldes e sacos de lixo. A nossa participação no evento é exatamente para disseminar conhecimento para uma gestão melhor dos resíduos, principalmente dos domiciliares que acabam chegando até nós de uma forma ou outra. Sem a correta separação dos resíduos recicláveis, que começa dentro de nossas casas e no ambiente de trabalho, continuaremos no caminho que nossos pais e avós traçaram: aquele em que, até 2050, precisaremos de 3 planetas para suportar tamanha degradação ambiental”, finaliza.

Transformar hoje

Preservar amanhã.

Inovar sempre.

_______________________________________________________________________________________________

Dia Mundial da Reciclagem

Dia Mundial da Reciclagem

No dia 17 de maio, o mundo se une para celebrar uma prática vital para o futuro do nosso planeta: a reciclagem. Este dia é

MTR

Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR)

Se você está envolvido no gerenciamento de resíduos, é provável que já tenha se deparado com o termo “Manifesto de Transporte de Resíduos” (MTR). Essa

Cooperativas de reciclagem

Entenda como trabalham as cooperativas de reciclagem

Além de desempenharem um papel essencial na preservação ambiental, as cooperativas de reciclagem também desempenham um papel crucial na melhoria das condições de vida das