___________________________

Blog

___________________________

Entendendo e Valorizando o Ciclo Sustentável

O atual cenário do planeta e as mudanças climáticas devido à falta de entendimento sobre os recursos naturais obriga empresas e indústrias a repensarem seus modelos atuais de produção e considerarem o modelo da economia circular.

Este modelo propõe um ciclo sustentável, ou seja, a matéria-prima primária associada à matéria-secundária (reciclada) para a produção de um novo produto.

A reciclagem é um dos recursos para este modelo funcionar, uma vez que produtos da cadeia de produção utilizados possam ser reciclados. Um exemplo disso são as caixas de papelão descartadas, que quando destinadas corretamente se transformam em matéria prima para novas caixas.

E aqui, estamos falando de duas frentes:

A primeira são resíduos industriais e comerciais, que precisam ser descartados. Nesse caso, podemos fazer em nosso parque industrial ou In House, onde a DI-ON disponibiliza equipamentos e um time treinado para coletar e transportar com segurança todo resíduo e proceder com a descaracterização e a transformação deste material em matéria prima secundária de qualidade, para próprio uso da empresa ou para comercialização.

A segunda frente é a logística reversa, onde é necessário que o cliente final faça descarte dos resíduos em pontos de coleta seletiva ou entrega em cooperativas de reciclagem. Desta forma, conseguimos criar uma cadeia de valor para as cooperativas e gerar matéria-prima secundária para serem inseridas na economia-circular.

Nos dois casos, é importante ressaltar a importância das empresas e indústrias conhecerem e enxergarem valor na utilização da matéria-prima primária com a secundária, ou até mesmo somente o insumo reciclado. Somente assim, o ciclo acontece e contribui para a sustentabilidade do planeta.

Transformar hoje.
Preservar amanhã.
Inovar sempre.

_______________________________________________________________________________________________

Dia Mundial da Reciclagem

Dia Mundial da Reciclagem

No dia 17 de maio, o mundo se une para celebrar uma prática vital para o futuro do nosso planeta: a reciclagem. Este dia é

MTR

Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR)

Se você está envolvido no gerenciamento de resíduos, é provável que já tenha se deparado com o termo “Manifesto de Transporte de Resíduos” (MTR). Essa