A INESFA e SINDINESFA estiveram presentes na 27ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas, a COP 27, sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), que aconteceu entre 6 e 18 de novembro de 2022, no Egito.
Dra Luciana Figueras, Diretora de Relações Institucionais Governamentais da INESFA juntamente com Clineu Alvarenga, presidente, e Roger Amarante, Diretor de Relações Internacionais realizaram um webinar e nos dão um olhar sobre o que foi abordado no evento.
Tanto para países desenvolvidos como subdesenvolvidos a reciclagem é o caminho para a descarbonização, uma vez que utilizar um insumo reciclado em detrimento ao recurso natural, consequentemente há economizar carbono na etapa fabril.
É importante entendermos o potencial da Reciclagem para promover justiça ambiental na descarbonização da indústria, a justiça social com a geração de emprego e a saúde uma vez que elimina vetores causadores de doenças.
Sobre a percepção que o mundo tem da reciclagem no Brasil é distorcida visto que os números não são todos registrados, como por exemplo a sobra do pré-consumo ainda não é contabilizada.
Um dos trabalhos da INESFA foi mostrar o que o Brasil faz seu trabalho na reciclagem e tem potencial para contribuir com o mundo todo com seu modelo de sustentabilidade.
A INESFA se esforça para a valorização do material reciclado para a cadeia de suprimentos mundial. Contudo, o consumo do insumo reciclado é um assunto que envolve muitas frentes. Para a ampliação da reciclagem é fundamental a viabilidade econômica por meio de incentivos. Acesso a informações e acesso ao livre mercado é uma das formas de evoluir.
Assista ao webinar inteiro.
Transformar hoje.
Preservar amanhã.
Inovar sempre.